Burbles/Pop&Bang com ECM Titanium

Dicas de ajuste do ECM Titanium para Burbles/Pop&Bang

Burbles/Pop&Bang com ECM Titanium

O “Burbles” ou “Pop&Bang” é um efeito sonoro cênico muito solicitado por quem possui carros esportivos.

Geralmente são estalos produzidos quando o acelerador é liberado, resultado de uma combinação de ignição atrasada e retardo no acionamento do cut-off de injeção.

Este fenômeno pode ser gerenciado em diversas velocidades do motor, especialmente em veículos com escapamento modificado, ajustando parâmetros específicos da central de injeção (ECU). Muitos entusiastas de carros esportivos adoram o som agressivo e esportivo que o “Burbles/Pop&Bang” proporciona aos seus carros.

Esse som se tornou uma marca registrada dos carros de alto desempenho, tanto que até algumas fabricantes passaram a incluí-lo como padrão em alguns modelos.

Como a modificação é alcançada?

O efeito Burbles/Pop&Bang é obtido através de uma série de alterações nos mapas da ECU:

  • Modificação do cut-off do combustível
  • Alterando o avanço da ignição
Para conseguir esse efeito, é preciso atrasar a ignição. Isto faz com que parte da combustão ocorra com as válvulas de escape abertas, produzindo os ruídos característicos de estalo e gorgolejar no sistema de escape.
 

Este efeito gera altas contrapressões e EGT no escapamento durante a fase de liberação: se o carro estiver equipado com conversor catalítico padrão é aconselhável trabalhar com pequenos incrementos, pois é possível danificar o conversor catalítico ou outros componentes do motor.

Os mapas que gerenciam o corte de combustível durante a liberação do acelerador precisam ser ajustados. Isto inclui ajustar os tempos de atraso para ativar o cut-off e a chave relacionada.

Os mapas que gerenciam o avanço básico de ignição, o avanço ótimo e o avanço mínimo devem ser modificados para obter o efeito desejado.

Exemplo

Burbles/Pop&Bang no Abarth 595:

Burbles/Pop&Bang

Graças aos mapas disponíveis no driver da ECU Bosch ME17.3.0 equipada no Abarth 595, é possível ativar esta função com a máxima precisão.

Este pequeno guia explicará como trabalhar nos mapas de ativação de superação e nos mapas de avanço mínimo para obter o melhor resultado. Usaremos o software ECM Titanium para essas alterações porque ele permite:

  • Modificação do cut-off do combustível
  • Alterando o avanço da ignição

Para iniciar a modificação é necessário definir como fazer funcionar o gerenciamento de corte de combustível, utilizando a chave de corte de combustível e posteriormente modificando os mapas relativos ao tempo de atraso e limite de rotação do motor.

É essencial definir os mapas de avanço de faísca mínimo, básico e ideal para fazer estalos e estrondos no escapamento. Neste caso será necessário definir um atraso de ignição, após o ponto morto superior, na faixa de rotação desejada do motor e com baixas cargas do motor

1. Mapas do cut-off do combustível por excesso

  • Desativação do cut-off do combustível por ultrapassagem: Este mapa permite definir como gerenciar os mapas de cut-off por ultrapassagem. Ao definir o valor “0” é possível trabalhar nos mapas de limites de rotação do motor. Com o valor “1” é possível trabalhar em mapas de tempo de atraso de overrun, que permitirão definir quanto tempo manterá o efeito pops&bangs ativo, desabilitando o corte de injeção por um determinado período de tempo.
  • Tempo de atraso no cut-off de combustível: Nos Drivers ECM existem vários mapas relacionados aos tempos de corte. Graças a estes mapas será possível definir a que temperatura do motor e do catalisador, a velocidade e a velocidade do motor têm o efeito pops&bangs. Poderá gerir com precisão o efeito pops&bangs para evitar possíveis danos ao motor e ao conversor catalítico.
  • Limite inferior da rotação do motor de corte por injeção de ultrapassagem: Este mapa é utilizado pela ECU quando a chave de desativação está colocada no valor “0”. Neste caso, é possível definir um limite de rotação do motor abaixo do qual o corte por excesso é permanentemente desativado.
 
 

Geralmente é possível gerenciar com mais precisão os pops&bangs configurando o siwtch para o valor “1” e depois trabalhando por mapas de corte de tempo de atraso.

Burbles/Pop&Bang

2. Faísca mapas avançados

  • Avanço mínimo da faísca: Este mapa gerencia o menor valor de ignição possível. A ECU não retardará o ponto de ignição abaixo dos valores definidos neste mapa.
  • Mapa base de avanço de faísca: Gerencia o avanço de ignição base.
  • Avanço ideal da faísca: Gerencia o avanço ideal do motor.
 
Para regular a frequência e o volume do efeito pops&bangs será necessário trabalhar o ângulo de ignição passando pelo TDC (definir valores negativos nos mapas de avanço da faísca). Quanto maior for o valor negativo, maior será o volume da franja. Sugerimos não definir um valor muito baixo para não danificar o motor.
Burbles/Pop&Bang

Faça um orçamento e adquira seu ECM Titanium

O poder da informação estará em suas mãos e com o ECM Titanium você poderá aproveitá-lo ao máximo: Entre em contato conosco hoje mesmo para obter mais informações:

OBS: Traduza a página para Português!

Download do Alientech Suite

Clique e faça o download do novo Alientech Suite para seu KESS3 Master e mantenha-o sempre atualizado.

NOVO ECM TITANIUM

Conheça a nova geração da chave do ECM e troque a sua antiga com condições especiais para clientes Alientech!
logo alientech brasil

Venda, treinamento e suporte de equipamentos para Remapeamento de Injeção Eletrônica

Rua São Paulo, 1920 – Sala 2  Cascavel/PR/Brasil

(45) 2101-7997 |  (45) 99922-5199
contato@alientechbrasil.com


2019-2024© por Alientech Brasil. Todos os direitos reservados. 

Política de Privacidade Termos de Uso


Whatsapp Alientech